Mil policiais militares participam de uma operação na Grande Florianópolis que começou na manhã desta sexta e encerra neste sábado. Denominada 24h/1000, a ação foi anunciada ao final da solenidade de 183 anos da Polícia Militar.
Continua depois da publicidade
O secretário de Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, disse que o objetivo da iniciativa é realizar policiamento em geral nas cidades da região, seja em áreas críticas ou não, a fim de marcar presença policial.
O comando da PM mobilizou policiais do interior para a Capital. Segundo o comando, a operação é uma das maiores realizadas no Estado em termos de efetivo mobilizado.
Diferentemente de outras mobilizações, a operação 24h/1000 não irá cumprir mandados de busca e apreensão ou de prisões. O planejamento prevê foco em policiamento ostensivo nas áreas mais sensíveis da criminalidade, centros comerciais e barreiras, além de patrulhamentos táticos.
Continua depois da publicidade
O contingente saiu do centro de ensino da PM, na Trindade. No fim da tarde, apesar de não ter um saldo parcial fechado, a corporação contabilizava ocorrências registradas durante o andamento dos trabalhos. De acordo com o tenente-coronel Alessandro Marques, da comunicação social da corporação, foram feitas apreensões de pequenas porções de maconha no norte da Ilha. Na Vila União, na mesma região, a Comcap foi chamada pra tirar uma barricada. No Continente, na região conhecida como Maloca, um motorista tentou fugir de barreira e bateu o carro. Com ele, foi encontrada cocaína, munição e rádios comunicadores. O homem, contra o qual havia mandados de busca e apreensão em aberto, foi preso em flagrante.
A operação está concentrada em Florianópolis, Palhoça e São José, mas barreiras foram feitas em outras cidades da região, como Angelina. Segundo a PM, ocorrem incursões em áreas mais expostas, como o Morro do Horácio, na região central da Capital, mas também outras atividades, como fiscalização da Polícia Ambiental a construções irregulares nas praias.
— É uma ação bem forte, com concentração de efetivo inédita — afirma o tenente-coronel.
Pela manhã, o secretário Alceu afirmou que pretende repetir o trabalho em outras cidades como Joinville, Blumenau, Chapecó e Criciúma nos próximos meses.
Continua depois da publicidade