A operação que investiga suspeita de fraudes na reforma da Câmara de Vereadores de Barra do Sul cumpriu três mandados de busca e apreensão no Norte de Santa Catarina nesta terça-feira (18). O trabalho foi realizado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Os mandados expedidos pela 2ª Vara da Comarca de Araquari foram cumpridos em Joinville e Balneário Barra do Sul. A 1ª Promotoria de Justiça de Araquari, que apura a suposta prática dos crimes, divulgou que a operação aconteceu em uma casa, uma empresa e um órgão público nesta terça-feira.
A primeira parte da operação aconteceu no início de junho, quando foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Balneário Barra do Sul.
Além disso, foi determinado o afastamento da presidente da Câmara de Vereadores, Suzana Wechter dos Santos Dornelles (MDB), pelo prazo de 90 dias. Segundo o Ministério Público, o afastamento aconteceu para evitar qualquer interferência na investigação.
Continua depois da publicidade
Elementos como a ausência de orçamentos estimativos, incompatibilidade da modalidade de licitação adotada com o valor do contrato, identidade do valor unitário das propostas com modificação apenas do valor total e a participação de empresas de fachada, levantaram suspeitas no procedimento investigatório.
Também são averiguados no processo os possíveis desvios dos materiais utilizados na reforma do legislativo municipal, o que pode configurar o crime de peculato.
Durante a ação realizada em junho foram aprendidos celulares e equipamentos de informática, além de documentos físicos na sede da Câmara de Vereadores. Já na operação desta terça-feira, não houve divulgação do material apreendido pelo Gaeco.
Leia também:
PF investiga venda ilegal de celulares na internet e apreende 350 aparelhos em Joinville
Continua depois da publicidade
VÍDEO: Homem fica ferido após acidente com carro e caminhões na BR-376, entre SC e PR
Motorista que causou acidente com duas mortes durante fuga da PM em SC deixa o hospital