Com o objetivo de sensibilizar os municípios sobre os eventos climáticos no período da primavera e aumentar a percepção e o sentido de auto-proteção da população, a Defesa Civil traçou um plano de prevenção que deve ser colocado em prática a partir da próxima segunda-feira (23), quando será lançada a "Operação Primavera 2019".
Continua depois da publicidade
A ação ocorre durante a estação do ano que apresenta, historicamente, os maiores fenômenos naturais. Neste período vão ocorrer exposições, palestras, simulados e capacitações. A iniciativa também busca preparar a estrutura do governo do Estado. A ação é reflexo da preocupação da Defesa Civil Estadual, considerada, hoje, referência internacional no gerenciamento de riscos e desastres.
Segundo o Chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, o grande desafio da operação é buscar a resiliência nos municípios, que devem estar prontos para uma resposta rápida e acima de tudo promover ações de mitigação de riscos.:
— Conhecemos a força da natureza e devemos estar preparados para as mais diferentes adversidades. A proteção e defesa civil iniciam nos municípios, pois é lá que as pessoas vivem. Sabemos que Santa Catarina fica localizada no maior corredor meteorológico da América do Sul e nosso trabalho busca gerenciar, cada vez mais, os riscos que os catarinenses estão expostos — destacou.
Plano de Contingência das pontes da Ilha
O Plano de Contingência das pontes que ligam a Ilha de Santa Catarina ao Continente será entregue durante o lançamento da operação.
Continua depois da publicidade
O objetivo do documento é orientar as ações necessárias em casos de acidente de trânsito, interrupção dos serviços anexos às pontes ou, ainda, por risco nas estruturas.
Há pouco mais de dois meses ocorreu foi uma simulação, nas pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles. A ideia, liderada pela prefeitura de Florianópolis, foi avaliar quanto tempo é necessário para mobilizar agentes e operar o desvio do tráfego, em caso de acidentes e manutenção.