A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira (6) a operação Rental Cars, contra uma quadrilha especializada na fraude de documentos, adulteração e venda de veículos através de sites na internet. Foram 12 mandados de prisão (segundo alguns contra a mesma pessoa) e dez de busca e apreensão expedidos para a ação policial em cidades da Grande Florianópolis e da região metropolitana de Porto Alegre (RS).
Continua depois da publicidade
Segundo as últimas informações divulgadas, foram oito pessoas presas — durante a madrugada, um foragido da Justiça gaúcha também foi localizado pela polícia. No curso da operação, também foram apreendidos dez veículos.
As investigações começaram em janeiro deste ano, quando perceberam que carros locados irregularmente no Rio Grande do Sul pelos golpistas, com documentos falsos, eram revendidos a pessoas em Santa Catarina através de sites pela internet.
Os compradores não sabiam do esquema e denunciaram os casos a polícia. Pelo menos, 11 pessoas tentaram adquirir esses automóveis. Elas só percebiam o problema quando iam fazer a transferência do veículo nos órgãos de trânsito.
— Os preços praticados não ficavam muito abaixo do valor de mercado. Só que as pessoas, no ímpeto de fazer um grande negócio, acabam não tendo a cautela necessária. O recomendado é sempre negociar com tranquilidade — disse o delegado Rodrigo Bortolini, responsável pela operação policial.
Continua depois da publicidade
Os prejuízos causados pelos estelionatários podem passar de R$ 1 milhão. Os nomes dos suspeitos não foram revelados pela polícia,até porque as investigações continuam mesmo após o fim da operação.
Ouça a entrevista completa com o delegado da Polícia Civil Rodrigo Bortolini: