Chegou ao sexto dia a operação para retirar um barco encalhado na Praia Central de Navegantes. A estrutura pesa 120 toneladas e será necessário levar à faixa de areia uma carreta especial para transporte de cargas grandes. O veículo está pronto para a operação, mas ainda são aguardados os macacos hidráulicos que vão erguer a embarcação. A expectativa é fazer a remoção ainda nesta semana.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Itajaí e região por WhatsApp

O barco de pesca de arrasto tinha como destino o Porto de Itajaí, mas estragou e foi parar a 10 metros da beira do mar na madrugada da sexta-feira (26). Havia 15 toneladas de peixes dentro do “Antônio Filho 6”, como foi batizada a embarcação. No mesmo dia a carga foi removida e caminhões puxaram o barco mais para a areia e fizeram o estaqueamento. Nesta terça (30), puxaram mais 15 metros em direção à orla.

O barco tem 22 metros de comprimento e quase sete de largura. Ele deve ser removido até o Pontal Sul, onde será reparado e colocado na água novamente, se tudo ocorrer como planejado. A embarcação está sendo monitorada 24 horas pela prefeitura de Navegantes por conta da segurança ambiental e dos banhistas que passam próximo. Há fitas delimitando o acesso para evitar acidente.

Imagens mostram embarcação na faixa de areia

Continua depois da publicidade

O encalhe

O “Antônio Filho 6” voltava da costa gaúcha com destino ao Porto de Itajaí para consertar um mastro quebrado quando ficou à deriva. Por por volta das 2h20min daquela madrugada, os bombeiros foram chamados e encontraram a embarcação a cerca de 10 metros de distância da faixa de areia.

Quando o dia clareou, um trator e uma retroescavadeira foram usadas para puxar o barco para a orla e firmar a embarcação na areia. Após a estabilização, começou o trabalho de descarregamento do peixe, que durou praticamente o dia inteiro.

A prefeitura de Navegantes acompanha os trabalhos e disse que não houve dano ambiental.

Leia mais

Havan e Hang são condenados a pagar R$ 85 milhões por coação política em 2018

Estaleiro de SC ganha selo de fornecedor estratégico de barcos das Forças Armadas