Funcionários terceirizados pela Infraero, que atendem no equipamento de raio-x do aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, fazem operação padrão desde às 10h de sábado (7).
Continua depois da publicidade
Fenômeno no céu chama a atenção em Florianópolis
O procedimento consiste em atender um passageiro por vez, seguindo exatamente o protocolo padrão de segurança antes do embarque previsto pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Em razão disso, por volta do meio-dia de sánado – horário de maior fluxo de aeronaves no pátio do aeroporto – filas de passageiros se formaram e alguns voos decolaram com atraso. O grande movimento ocorreu também porque dois voos chegaram com atraso a Florianópolis e outro se adiantou.
Os Agentes de Proteção da Aviação Civil (Apacs) optaram por executar a operação padrão como forma de manifesto ao salário atrasado referente ao mês de abril. Na prática, de três até cinco passageiros por vez passam pelos canais de inspeção.
Continua depois da publicidade
Leia as principais notícias do dia em Santa Catarina
Segundo o agente Rafael Zamprogna, desde dezembro do ano passado os funcionários recebem os salários divididos em parcelas, há problemas com o fornecimento de uniformes e para marcação de férias. Os funcionários deveriam receber no dia 6 de maio o salário referente ao mês de abril, mais o abono e dissídio da convenção coletiva da classe de 16 de fevereiro.
Os agentes são responsáveis por proteger e manter a segurança nos aeroportos brasileiros. Eles são contratados pela Air Special, empresa lotada no Rio de Janeiro e terceirizada pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Das 26 bases onde os agentes operam, pelo menos quatro, segundo Zamprogna, também estão realizando a operação padrão como forma de protesto: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis.
Continua depois da publicidade
– Vamos manter o procedimento ininterruptamente até que sejam sanadas todas as pendências – afirma Zamprogna.
A assessoria de comunicação da Infraero informou que está em contato com a empresa terceirizada para resolver o problema, porém as interações com a Air Special ainda não frutificaram e que está tomando medidas administrativas para solucionar o impasse com a maior brevidade possível.
A Air Special foi procurada e até a última atualização da matéria não foi localizado um porta-voz.
Atualizada às 19h50.