Começa na tarde desta quinta-feira, nos aeroportos do país, a operação padrão de agentes da Polícia Federal. No Aeroporto Internacional Salgado Filho, a ação deverá começar às 13h.

Continua depois da publicidade

Haverá mais rigor na checagem de documentos, como passaporte e bilhete de passagem, entrevista com o passageiro e a checagem no sistema da PF de procurados e impedidos de deixar o país, tanto na chegada quanto na saída. Até mesmo brasileiros serão interrogados na entrada.

Conforme o diretor de Estratégia Sindical da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Paulo Paes, serão mais 12 agentes atuando no aeroporto, ao contrário dos dois ou três que atuam normalmente. Ele disse que não acredita em atraso nos voos.

Continua depois da publicidade

– Não queremos atrasar o embarque, mas sim mostrar como o serviço deve ser feito. Vamos atuar com mais rigor – afirmou.

Segundo o Sindicato dos Servidores da Polícia em São Paulo (Sindpolf/SP), em Congonhas, a operação padrão deve ocorrer no período da tarde. Já em Cumbica, que é um aeroporto de fronteiras, os passageiros devem sentir os efeitos da operação depois do meio-dia, considerado como horário de pico, com um aumento nas filas, principalmente no setor de imigração, de acordo com o Sindpolf.

O protesto dos servidores da PF é contra as terceirizações em funções exclusivas da Polícia Federal e também por conta da precarização em que se encontra a questão de segurança, de acordo com o Sindpolf. No dia da operação padrão, os policiais irão alertar a população para a insegurança dos aeroportos, checar documentações e bagagens de todos os passageiros que desembarcarem ou embarcarem no país.

Os servidores da Polícia Federal farão uma nova assembleia às 13h15min desta quinta-feira, na sede do Sindicato, na Lapa de Baixo, zona oeste de São Paulo, para discutir o rumo da operação.

Continua depois da publicidade

Segundo boletim das 8 horas da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) o movimento nos aeroportos era considerado normal. Entre os 530 voos programados em todo o país no período, 26 voos registraram atrasos de mais de meia hora e 22 foram cancelados.