Na manhã desta quinta-feira (5), 16 pessoas foram presas em Araquari e Balneários Barra do Sul durante a segunda fase da Operação Narcos SC. Foram cumpridos 20 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão. O delegado Tiago Escudero explicou que a operação teve início na metade do ano passado, quando foi apreendida uma grande quantidade de drogas em Barra do Sul. A fase 1 da operação ocorreu em dezembro de 2019.
Continua depois da publicidade
— Durante as investigações ocorreu um homicídio, em outubro. Ao investigarmos a morte, descobrimos que parte desta facção estava comandando o tráfico de drogas na região de Araquari e Barra do Sul. Diante disso, 17 membros foram identificados na época e 13 foram presos em dezembro (de 2019), o 14º caiu em janeiro e três ainda se encontram foragidos — explicou o delegado.
As investigações continuaram em 2020 e foram descobertos outros membros da organização criminosa que tinham envolvimento com homicídios e tráfico na região. Por isso, a fase 2 da operação foi desencadeada pela Polícia Civil e pela Polícia Militar nesta quinta-feira (5).
— O principal delito é integrar uma organização criminosa. Eles se organizam, eles têm uma chefia, contabilidade, um responsável por trocar o veículo dos integrantes quando esses veículos ficam manjados pela polícia. Furtos e roubos também são praticados por integrantes para poder pagar dívidas referentes à facção — afirma Escudero.
Continua depois da publicidade