O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) realiza operação e cumpre mandados contra integrantes de facção criminosa, na manhã desta terça-feira (4), em Joinville. Ação acontece na cidade e em mais sete municípios de Santa Catarina e mais cinco Estados do País. Ao todo, estão sendo cumpridos 66 mandados de prisão preventiva e 64 de busca e apreensão.
Continua depois da publicidade
A força-tarefa do GAECO é composta pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Secretaria Estadual da Fazenda, com o apoio da Polícia Militar e Departamento de Administração Prisional. Intitulada "Encarcerados", a operação busca combater uma organização criminosa paulista que atua em SC.
Com a ação, o grupo pretende a identificação e a prisão de lideranças e expoentes da gaccionados no território catarinense. Além de residências, alguns mandados também são cumpridos em unidades prisionais. A investigação da Promotoria de Justiça Regional de Segurança Pública do Oeste do Estado durou cerca de quatro meses, identificando dezenas de faccionados que atuam em SC.
Foco das apurações nas lideranças
A investigação também focou na organização, integração das lideranças, gestão de recursos do grupo (dinheiro, drogas e armas) e expansão da facção Paulista em Santa Catarina. Durante o acompanhamento, além da identificação dos líderes, foram obtidas informações sobre outros crimes praticados pela organização criminosa, incluindo a identificação de um homicídio no interior do sistema prisional de Joinville e tortura praticada contra uma mulher na cidade de Florianópolis.
A Operação foi nominada de Encarcerados em razão de que parcela significativa dos investigados se encontram reclusos no sistema prisional. No cenário nacional, dez grupos do GAECO também deflagraram operações similares de combate às facções criminosas, com diligências em quinze unidades da Federação.
Continua depois da publicidade