A Polícia Federal de Santa Catarina cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Joinville e um em Araquari durante a operação “Não Seja um Laranja 2”, na manhã desta terça-feira (30). Foram apreendidos um aparelho celular, cartões, extratos bancários e anotações.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A operação investiga pessoas que cederam contas pessoais para receber dinheiro de golpes e fraudes contra clientes de bancos, em fraudes bancárias eletrônicas. Além do Norte de SC, também foram cumpridos um mandado em Balneário Camboriú e 51 em 17 estados, além do Distrito Federal.

AN 100 anos

Segundo a PF, nos últimos anos, houve um aumento da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, nos quais “emprestam” as contas bancárias, sob um pagamento.

Continua depois da publicidade

Este lucro com a cessão das contas para receber transações fraudulentas possibilita fraudes bancárias eletrônicas. Essas pessoas são conhecidas popularmente como “laranjas”. As penas podem chegar a oito anos de prisão, mais multas.

A operação contou ainda com o apoio da Interpol por meio do Centro de Crimes Financeiros e Anticorrupção (IFCACC-Interpol).

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

Empresário que planeja a “nova Gramado” em SC primeiro busca inspiração perto de casa

19ª Feira do Livro de Joinville começa nesta quinta com escritores premiados; veja a programação

Fuzileiros da Marinha farão treinamento em porto de Santa Catarina