Uma operação nacional contra exploração sexual de crianças e adolescentes cumpriu mandados de busca e apreensão em 13 estados brasileiros na última terça-feira (21). Entre eles, está Santa Catarina, com alvos nas cidades de Mafra, Jaraguá do Sul e Palhoça.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
As ações fazem parte da operação “Bad Vibes III”, voltada ao cumprimento de mandados de busca e apreensão contra à exploração sexual infantil na internet. A ação faz parte de mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (Secretaria Nacional de Segurança Pública), polícias civis do Brasil e agência norte americana da Homeland Security Investigations.
Auxiliar de cozinha é preso com quase 500 vídeos de abuso sexual infantil em Joinville
Em SC, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Mafra, Jaraguá do Sul e Palhoça, sendo que nos dois primeiros os investigados foram autuados em flagrante por armazenamento de conteúdo ilícito.
Continua depois da publicidade
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos equipamentos computacionais que serão encaminhados à perícia para análise.
Além de SC, operação também foi realizada nos estados de Amazonas, Santa Catarina, Pará, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Piauí, Espírito Santo, Bahia, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Foram expedidos 26 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva para apurar a prática dos delitos em um grupo de mensageria, onde eram comercializados e consumidos vídeos e fotografias com conteúdo de abuso sexual infantojuvenil, bem como em outras plataformas e dispositivos informáticos.
Continua depois da publicidade
A iniciativa foi coordenada pelo Laboratório de Operações Cibernéticas da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), cujas investigações foram conduzidas pelas polícias judiciárias dos estados.
A ação ocorre como desdobramento do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, datado em 18 de maio, para dar maior visibilidade a essa luta e promover conscientização dos perigos a que esse grupo vulnerável pode estar exposto, informou a Polícia Civil de SC.
Leia também
Aeroportos de SC voltam a ter voos para região metropolitana de Porto Alegre
Cobra asiática flagrada em SC vira “Zeca” e se junta a grupo de pítons no Zoo de Brusque
Trabalhador sofre choque elétrico, é arremessado a 1,5 metro e morre após acidente em SC