A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (8) a 23ª fase da Operação Lesa Pátria, que investiga pessoas que financiaram e estimularam os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, que completam um ano nesta segunda-feira (8).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Segundo a PF, estão sendo cumpridos 48 mandados judiciais — 46 de busca e apreensão e dois de prisão preventiva. Desse número, dois mandados de busca são cumpridos em Santa Catarina. Segundo a colunista do NSC Total, Dagmara Spautz, os dois mandados de SC foram cumpridos em Itajaí, nos bairros Cidade Nova e Barra do Rio.
Os mandados de prisão preventiva são cumpridos na Bahia e em Goiás, conforme a PM. Os outros mandados são cumpridos nos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins e no Distrito Federal.
Os alvos dos mandados tiveram pedidos de bloqueio de bens autorizados pela Justiça. A estimativa da PF é de que os danos ao patrimônio público causados nos atos de 8 de janeiro do ano passado possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.
Continua depois da publicidade
Entre os crimes investigados pela Operação Lesa Pátria estão abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Operação Lesa Pátria, 23ª fase
Mandados de busca e apreensão
BA – 02
DF – 05
GO – 02
MA – 04
MG – 02
MT – 10
PR – 01
RO – 01
RS – 13
SC – 02
SP – 01
TO – 03
Mandados de prisão preventiva
BA – 01
GO – 01
Leia também
Quem são os catarinenses presos e condenados pelos atos de 8 de janeiro
Líderes do 8 de janeiro em SC incluem de pastor de Blumenau a “Fátima de Tubarão”
Novos atos em defesa da democracia marcam um ano dos ataques de 8 de janeiro