A Prefeitura de Florianópolis realizou um mutirão de fiscalização no sul da Ilha nesta terça-feira (21). Conforme a Secretaria de Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano (SMDU), foram autuadas obras irregulares, inclusive algumas que já haviam sido notificadas anteriormente e voltaram a ser embargadas. O objetivo é realizar a operação uma vez por semana em diferentes regiões da cidade.
Continua depois da publicidade
Obras sem alvará, erguidas em áreas de preservação e comércio irregular foram foco da operação, que contou com fiscais da Sesp e da Floram. Segundo fiscais da SMDU, o mais comum são obras fora do padrão permitido pelo zoneamento da região. Em áreas que só se permite construções unifamiliares e de dois pavimentos, são encontradas obras fora dessa exigência, aptas a receber diversas famílias.
— Vamos continuar fiscalizando, multando e, se precisar, demolindo as construções irregulares — prometeu o secretário Nelson Gomes Mattos Júnior.
Padrão
Continua depois da publicidade
A prefeitura alerta a população para o comércio e a locação de imóveis que não possuem projeto aprovado junto ao município, pois não possuem central de gás, escadas sem o devido dimensionamento, alvará do Corpo de Bombeiros, dentre outros problemas.
— São obras sem qualquer controle, por isso podem colocar o cidadão em risco — disse o fiscal Fábio Costa.