Uma operação envolvendo quase 70 policiais cumpriu nove mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira em Navegantes. A ação, que foi coordenada pela Polícia Civil, também prendeu quatro pessoas e apreendeu um adolescente. Os mandados foram expedidos pela Justiça de Navegantes e fazem parte de uma investigação da delegacia sobre uma série de homicídios que ocorreram na cidade no início de 2013.

Continua depois da publicidade

O delegado Rodrigo Coronha, que comandou a operação, afirma que todas as buscas foram feitas no bairro São Paulo, onde foram registradas as mortes. Conforme o responsável pelo inquérito, foram apreendidas uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 38 e diversos tipos de munições, além de objetos furtados e três pássaros silvestres sem identificação.

_ Acredito que a operação foi bem sucedida. Tínhamos alguns suspeitos e a intenção era encontrar armas que tivessem alguma ligação com os homicídios de 2013. Agora vamos enviar esses materiais para a perícia para dar continuidade às investigações _ explica.

Coronha relata que na época os crimes ocorreram em função de uma guerra entre dois grupos rivais do bairro São Paulo, que disputavam o controle do tráfico de drogas no local. Em quatro meses de briga, pelo menos 11 pessoas foram mortas.

_ Ainda não sabemos se os materiais que encontramos tem envolvimento com esses crimes, vamos aguardar a perícia _ diz.

Continua depois da publicidade

Foram presos na operação um homem de 21 anos e dois de 28, além de uma mulher de 38 anos e um adolescente de 15, que foi apreendido. Eles foram detidos em diferentes casas e vão responder por posse de arma, receptação e posse de munição.

Ao todo participaram da ação 39 policiais civis e 30 militares.