Uma operação da Polícia Federal em Santa Catarina cumpriu mandados contra um grupo suspeito de gerar um prejuízo de 3,6 milhões de euros após uma fraude contra um banco espanhol. A ação ocorreu na manhã desta terça-feira (30) e foi realizada em outros quatro estados. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Conforme a investigação, os suspeitos usavam um malware — software feito para causar danos a um computador — para ter acesso remoto a computadores de clientes do Caixa Bank. Dessa forma, os suspeitos conseguiam furtar valores de forma on-line.
Autor de violento latrocínio contra taxista na Serra de SC é apreendido em Florianópolis
O programa era instalado nos computadores das vítimas por meio do envio de e-mails, que continham mensagens maliciosas que as induziam a acreditar que se tratava de informações oficiais como, por exemplo, intimações judiciais, cobranças de faturas vencidas e notas fiscais.
Continua depois da publicidade
O programa operava nos computadores sem que as vítimas percebessem logo após o clique. Os valores, então, eram desviados para contas “emprestadas” por terceiros. O prejuízo, segundo a investigação, foi de 3,6 milhões de euros, o que equivale a cerca de R$ 20 milhões.
Nesta terça-feira, cinco mandados de prisão temporária e 13 de busca e apreensão foram cumpridos em São Paulo, Santa Catarina, Pará, Goiás e Mato Grosso. Também são cumpridas ordens judiciais de apreensão e bloqueio de bens e valores.
A Polícia Federal investiga os crimes de associação criminosa, furto qualificado mediante fraude em ambiente cibernético, invasão de dispositivo informático e lavagem de dinheiro.

Leia também
Polícia vai investigar espuma e contaminação por ácido sulfônico em rio de Joinville
Continua depois da publicidade
Identificado empresário assassinado no Centro de Balneário Camboriú dentro de Land Rover