Advogados e membros de facções criminosas, presos em Santa Catarina, são alvos de uma investigação da 13ª Promotoria de Justiça de Joinville. Nesta quarta-feira (21), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou uma operação para cumprir 15 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva, em Palhoça, na Grande Florianópolis; em Blumenau; e em Porto Velho, Rondônia.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Joinville. Entre os investigados, dois estão livres e os demais já no sistema penitenciário. A investigação tramita em sigilo.

Operação cumpriu mandados nesta quarta

Operação Sob Encomenda II

A operação, nomeada de Sob Encomenda II, é desdobramento da “Sob Encomenda I”, executada em agosto de 2021 para combater a prática de “sintonia” entre advogados e faccionados internos do Sistema Prisional.

Continua depois da publicidade

A investigação apura os crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, corrupção ativa e passiva, associação criminosa e inserção de telefones celulares em estabelecimentos prisionais.

Essa apuração iniciou em março de 2021 e tem como alvo advogados, agentes públicos e internos do sistema prisional.

Leia mais

Câmeras mostram momento que suspeito se aproxima de mulher apedrejada e estuprada em SC

OUÇA: Investigados na Operação Presságio negociam supostos desvios de verba para eventos

Quem é o jovem encontrado enterrado em matagal de Joinville