Depois que o muro do local onde será uma horta comunitária foi derrubado na Vila Ivan Matos em Florianópolis, uma operação nessa terça-feira (1º) demoliu uma casa que estava sendo contruída de forma irregular na propriedade ao lado, que pertence à prefeitura. Um homem foi preso, suspeito de fazer um “gato” de energia elétrica para esta edificação.

Continua depois da publicidade

O local das demolições fica perto do parque tecnológico, quase embaixo do viaduto do bairro João Paulo. De acordo com a prefeitura, a propriedade foi doada pelo município na década de 1990 para uma entidade religiosa mediante a comprovação de diversos critérios, para uso social do espaço mas, além de não ser ocupada para este fim, parte dela foi vendida ilegalmente por R$ 150 mil, valor abaixo do mercado. 

Segundo a prefeitura, o espaço destinado à horta comunitária é parte da doação feita pelo município. O local estava abandonado, repleto de mato. Com isso, a associação de moradores solicitou à prefeitura que fosse aproveitado para instalação da horta. 

Trabalhadores da Comcap fazem manifestação na Ponte Pedro Ivo em Florianópolis
Mais de 3,7 mil residências ficam sem energia elétrica no Centro de Florianópolis

Num acordo com a Comcap, foi feita limpeza do terreno para o início do projeto. O responsável pela entidade contestou o uso do espaço e derrubou o muro na semana passada.

Continua depois da publicidade

Após denúncia dos moradores, foi feita uma operação integrada entre Fundação do Meio Ambiente (Floram), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), Polícia Militar e Celesc. Agora, a prefeitura vai entrar na Justiça pedindo a anulação do termo de doação da propriedade, para que o município possa retomar o espaço.