A Operação Estanco da Polícia Federal (PF) cumpriu 40 mandados na manhã desta quarta-feira (9) em Chapecó e outras cinco cidades do Oeste de Santa Catarina. No combate a grupos criminosos dedicados à prática de contrabando de cigarros, foram expedidos 32 mandados de busca e apreensão e oito de prisão temporária para o núcleo que atua em SC.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

No Paraná, a PF cumpriu cinco mandados em Francisco Beltrão, três de apreensão e dois de prisão, totalizando 45 autorizações judiciais expedidas à favor da investigação. 

Além dos 35 mandados cumpridos em Chapecó, policiais federais com o apoio da Polícia Civil estiveram em Coronel Freitas, Nova Itaberaba, Quilombo, Santiago do Sul e Seara.

Motorista sem carteira de habilitação foge da polícia e provoca acidente em Chapecó; veja vídeo

Continua depois da publicidade

Segundo a PF, as investigações iniciaram em julho de 2019 e permitiram a identificação de seis diferentes grupos, especializados no fornecimento, transporte, comércio e distribuição de cigarros introduzidos clandestinamente no território nacional.

No decorrer das apurações foram efetuadas 12 prisões em flagrante, apreendidos 11 veículos e 94.030 maços de cigarros, avaliados em R$ 470 mil conforme a PF.

Uso de máscara e distância de 1,5m: entenda a volta às aulas em SC

Doze investigados e cinco empresas tiveram todos os bens, direitos e ativos financeiros indisponibilizados pela Justiça. Também foi autorizado o sequestro de bens imóveis e o arresto de bens móveis, com 23 veículos previamente identificados pela PF.

Instaurado o inquérito policial, os envolvidos poderão ser indiciados pelos crimes de associação criminosa (artigo 288 do Código Penal), descaminho (artigo 334 do CP), contrabando (artigo 334-A do CP), organização criminosa (artigo 2º da Lei nº 12.850/13) e lavagem de dinheiro (artigo 1º da Lei 9.613/98).

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Resort ignora proibição e faz show com Dinho Ouro Preto para hóspedes em SC

Triatleta Felipe Manente morre durante treino em Florianópolis

Depois de Romero Britto, Osterfest define novo visual do ovo gigante de Pomerode