A prefeitura de Florianópolis iniciou uma força-tarefa na manhã desta quarta-feira (16), com representantes de diversos órgãos para fiscalizar o comércio irregular no Centro da cidade. O objetivo da ação é combater a ilegalidade de ambulantes sem alvará e apreender mercadorias em locais irregulares ou sem permissão e procedência. A prefeitura garante que a operação acontece independentemente da nacionalidade dos vendedores.

Continua depois da publicidade

O primeiro dia teve presença da Guarda Municipal, policias federais, militares e civis, além do Ministério Público, Receita Estadual, Procon e o Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (Igeof). A secretária de Segurança Pública, Maryanne Mattos, diz que a ação une três frentes de trabalho: fiscalização, segurança pública e assistência social.

— Nossa intenção é mostrar que as regras devem ser cumpridas e que não vamos permitir esse comércio ilegal, que prejudica os comerciantes, que pagam seus impostos e têm nota fiscal do produto. Ao mesmo tempo, oferecer a inserção no mercado de trabalho para quem desejar de forma correta e dentro da lei — explica.

A prefeitura afirma que está sendo realizado um trabalho de inclusão social para encaminhar essas pessoas ao emprego formal. Já para os imigrantes, a grande maioria senegaleses e haitianos, a Polícia Federal disponibilizou um intérprete de francês para facilitar a comunicação.

Continua depois da publicidade