A Polícia Federal (PF) realiza na manhã desta quarta-feira (5), em Joinville, uma operação para combater crimes de lavagem de dinheiro e desvio de recursos, obtidos através de convênios com a União, em obras de saneamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) por municípios do Sul de Santa Catarina. Segundo a PF, uma suposta organização criminosa estaria infiltrada em diversas prefeituras municipais da região.
Continua depois da publicidade
A ação, chamada de Ho’oponopono, é um desdobramento da operação Água de Prata, deflagrada em maio de 2016. Estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em cinco cidades catarinenses – Florianópolis, Joinville, Blumenau, Vitor Meirelles e São José do Cerrito – além de Curitiba, no Paraná. Também são cumpridas ordens judiciais de sequestro de bens e de bloqueio de contas bancárias.
No inquérito policial em andamento, os suspeitos de participarem do esquema poderão ser indiciados pela prática do crime de lavagem de dinheiro, cuja pena máxima é de 10 anos de reclusão. Já o crime de associação criminosa pode gerar condenação de três anos de prisão.
Ouça as informações da Gabriela Florêncio, do jornal A Notícia:
Continua depois da publicidade