A Policia Civil apresentou um balanço da Operação Panorama, realizada por delegacias especializadas, que prendeu 41 pessoas com atuação no crime em Santa Catarina e no Rio de Janeiro. Foram 12 presos só no bairro Monte Cristo, parte continental de Florianópolis, e 29 em outras regiões.
Continua depois da publicidade
A ação que se concentrou na Grande Florianópolis e no Rio nesta quinta-feira (12) reuniu 110 policiais civis, com o objetivo de cumprir 25 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de prisão temporária e quatro internações de adolescentes.
Nas demais regiões de Santa Catarina, 325 policiais civis saíram às ruas para o cumprimento de 74 mandados de busca e 59 mandados de prisão. Além dos presos, houve apreensão de crack, maconha, drogas sintéticas, balanças de precisão, aparelhos celulares e munição de pistolas 9mm, entre outros objetos.
Segundo o delegado-geral adjunto Luiz Ângelo Moreira, o início das investigações se deu em novembro do ano passado, com um pacote com 6 kg de maconha, que seria enviado para o Rio de Janeiro, através de um agência dos Correios de São José. Então, foi descoberta uma conexão entre criminosos catarinenses e traficantes independentes cariocas.
A polícia também apurou que os criminosos traficavam também cocaína e drogas sintéticas, além de ter envolvimento com armas.
Continua depois da publicidade
— Considero uma operação bastante exitosa, mas que ainda está em andamento em algumas cidades e novas prisões ainda podem ser feitas — disse o delegado, em divulgação oficial.
O grupo com integrantes é acusado de tráfico de drogas, associação para o tráfico e associação criminosa.
A Operação Panorama foi batizada com o nome do conjunto habitacional do bairro Monte Cristo, que fica ao lado da Chico Mendes. Na região, atuavam os principais líderes da facção catarinense que comanda o tráfico de drogas no local.
Ouça a reportagem de Leandro Lessa: