Ao menos 20 mandados de prisão foram cumpridos durante a Operação “Lastro do Silêncio”, deflagrada nesta sexta-feira (25), Dia Nacional do Combate ao Estupro. Os alvos são foragidos pelo crime de estupro. Das prisões, 18 foram realizadas em Santa Catarina, uma no Paraná e outra no Rio Grande do Sul.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Entre os capturados, está um homem condenado a 21 anos e seis meses de prisão, preso em Araranguá, no Sul do Estado, na quinta-feira (24). A ação da Polícia Civil de Santa Catarina se deu por meio da Delegacia de Capturas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DECAP).

Operação que prendeu estagiária do Judiciário de SC tem nova fase com foco em narcotraficantes

Locais das prisões

Dos 20 mandados, apenas três eram de prisão preventiva. Eles ocorreram em Florianópolis, São José e Brusque. Todas as demais eram sentenças condenatórias. Foram efetuadas prisões em Palhoça, Joinville, Itapoá, Penha e Araranguá, sendo duas em cada cidade, e em Blumenau, Correia Pinto, Videira, Vargeão e Forquilha, sendo uma em cada.

Continua depois da publicidade

No Paraná, o mandado de prisão foi cumprido em Campo Mourão e, no Rio Grande do Sul, em Tramandaí.

Combate ao Estupro

A operação “Lastro do Silêncio” foi criada para combater o crime de estupro. O delegado titular da DECAP, Allan Antunes Marinho Leandro, conta que a equipe da delegacia especializada levou quatro meses para apurar as informações sobre os investigados.

— Além de retirar criminosos das ruas, a operação destaca a importância das vítimas não ficarem em silêncio com relação aos crimes sexuais e da confiança da população na Polícia Civil, que segue atuando com rigor para identificar, investigar e punir casos de estupro em todas as suas formas. A prisão desses indivíduos simboliza um passo significativo na luta contra a violência sexual em Santa Catarina — destaca o delegado.

O Dia Nacional de Combate ao Estupro foi instituído para conscientizar a sociedade sobre a gravidade e os impactos dos crimes sexuais.

Leia também

“Kombi fantasma”: Carro em chamas é flagrado “andando” por rua de Porto União

Roubo termina em tiroteio e duas pessoas feridas em SC

Criança de cinco anos morre após ser atropelada na saída da escola em Concórdia