A Polícia Civil, em conjunto com as polícias Militar, Federal e Rodoviária Federal, deflagrou na manhã desta sexta-feira uma operação para combater o tráfico de drogas em Porto Belo e região. Foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão preventiva no município, em Camboriú e em Itapema. Mais de 130 policiais participaram da ação, que começou a ser preparada por volta das 4h30. Na próxima semana poderão ser cumpridos novos mandados.

Continua depois da publicidade

::: Leia mais notícias sobre segurança

Foram apreendidos na operação 60 quilos de maconha, 400 micropontos de LSD, 300 comprimidos de ecstasy, sete quilos de crack, dois quilos de cocaína, 70 gramas de ecstasy em farelo e mais de R$ 10 mil em espécie. Também foram recolhidos três carros furtados e outros veículos apreendidos com os presos. O delegado responsável pela investigação em Porto Belo, Rodrigo Duarte de Andrade, informou que a apuração levou cerca de oito meses para ser concluída.

– Acreditamos que essa organização atuava há bastante tempo em Porto Belo. A quadrilha adquiria a droga de diversos fornecedores e transferia para outros traficantes menores. Eles movimentavam bastante dinheiro na região – destaca.

Continua depois da publicidade

Andrade afirma que o líder da organização é Davi Miguel Pedro, 34 anos, preso em Porto Belo. Com ele foram apreendidos ecstasy e LSD, além da maior parte do dinheiro. O advogado dele, Murilo Hennemann Silva afirmou que ainda não teve acesso à investigação, mas que vai comprovar na Justiça a inocência de Davi e que ele não era o chefe da quadrilha.

Entre os demais presos – três mulheres, uma delas grávida, e nove homens – estão supostos traficantes e pessoas que trabalhariam para a quadrilha, segundo o delegado.

– Aproveitamos a proximidade com o Carnaval para fazer a operação, pois imaginamos que nesta data eles estariam com bastante drogas – explica.

Continua depois da publicidade

Os 13 presos serão transferidos para o presídio de Tijucas. Eles devem responder por tráfico de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Quase 50 quilos de drogas são apreendidos no interior de Camboriú

Parte das drogas apreendidas durante a manhã desta sexta-feira foi encontrada na localidade de Rio do Meio, em Camboriú, pelas polícia Militar e Federal. Conforme a PM, 44 quilos de maconha e 3,3 quilos de crack foram recolhidos no local. Três cães farejadores da PF também foram usados na operação.

Durante o mandado de busca e apreensão foram apreendidos ainda automóveis furtados e motocicletas. A droga foi entregue na delegacia de Porto Belo. Em Itapema, foi feita a prisão preventiva de um dos envolvidos na quadrilha.

Continua depois da publicidade

Foto: Divulgação / Polícia Militar | Cão farejador da PF foi usado na operação