Equipes da Polícia Civil de Blumenau estão nas ruas de Blumenau nesta quarta-feira desde a madrugada para cumprir 31 mandados em uma operação contra o crime organizado. A ação é coordenada pela Divisão de Investigação Criminal (DIC).

Continua depois da publicidade

Segundo o delegado Rodrigo Raitez, são 16 mandados de prisão preventiva e outros 15 de busca e apreensão domiciliar. Entre eles há a prisão preventiva de um advogado suspeito de fazer parte da organização criminosa que atua dentro e fora de presídios. Durante a manhã os 60 policiais que participaram da ação chamada de "Sintonia" conseguiram cumprir a maioria dos mandados de busca e prenderam 10 pessoas preventivamente, além de mais uma mulher que foi detida em flagrante por tráfico de drogas.

A investigação, segundo Raitez, está ocorrendo desde o começo do ano em várias operações feitas pela DIC contra a organização criminosa. A ação desta quarta surgiu após as prisões de uma operação em agosto, que acabou indicando os líderes da facção em bairros de Blumenau.

O advogado citado na investigação ainda não foi encontrado e está foragido. Segundo o delegado, ele é suspeito de atuar como elo entre os membros do grupo que estão presos e os de fora.

— Esse advogado teria também levado drogas e celulares para os membros do grupo dentro do Presídio de Blumenau, além de usar as prerrogativas da profissão dele para passar informações do Fórum — explica o delegado Raitez.

Continua depois da publicidade

::: Leia mais notícias de Blumenau