A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (4) uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas em quatro estados brasileiros, entre eles Santa Catarina. Ao todo, foram expedidos cerca de 50 mandados judiciais, ao menos 13 de prisão e 33 de busca e apreensão.
Continua depois da publicidade
Um mandado judicial foi cumprido na cidade de Presidente Getúlio, no Vale do Itajaí. A maior parte dos mandados foi cumprida em cidades do interior de São Paulo. A operação, chamada de Voo Baixo, também tem alvos nos estados do Mato Grosso do Sul e da Bahia.
Segundo a Polícia Federal, o grupo criminoso era comandado por um suposto empresário do interior de São Paulo, que articulava a compra e o transporte aéreo da droga de traficantes bolivianos, recebia a cocaína no Mato Grosso do Sul e a transportava por meio de aviões ao estado de São Paulo. Conforme informações do G1, ele foi preso nesta manhã em Paranaíba, no Mato Grosso do Sul.
Iniciada em maio de 2018, a ação da Polícia Federal já resultou em apreensões que totalizam aproximadamente 2,6 toneladas de cocaína e na prisão de outras 11 pessoas.
Os mandados judiciais foram cumpridos nos seguintes locais:
Continua depois da publicidade
Em São Paulo, nas cidades de Araçatuba (4), Campinas (2), Dourado (1), Guararapes (1), Jaú (1), Pereira Barreto (3), Ribeirão Preto (1), São José do Rio Preto (8), São Paulo (1), Vargem Grande Paulista (1). No Mato Grosso do Sul, em Cassilândia (2), Alcinópolis (1), Coxim (3), Três Lagoas (2). Em Santa Catarina, em Presidente Getúlio (1). E na Bahia, em Eunápolis (1).
Além dos mandados judiciais, foram realizadas apreensões de 15 aeronaves e solicitado o sequestro de imóveis, incluindo três fazendas.
Leia também
Polícia apreende 392 kg de cocaína no porto de Navegantes
O sobe-desce das apreensões de cocaína nos portos de Santa Catarina