Uma megaoperação chamou a atenção de quem passava pelo posto da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) da SC-108 no bairro Itoupava Central, em Blumenau, na tarde desta quinta-feira. A ação, gerenciada pela Defesa Civil Estadual, reuniu órgãos como a Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Vigilância Sanitária Estadual, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Inmetro, PMRv, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros etc, para uma fiscalização completa no transporte de produtos perigosos (químicos).

Continua depois da publicidade

::: Leia mais notícias de Blumenau

Além da fiscalização, a blitz também serviu como prática de uma capacitação da Defesa Civil com órgãos municipais, profissionais e comunidade para fiscalizar e identificar o transporte irregular de produtos químicos dentro das cidades. De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil Estadual Osvaldo Gonçalves, a capacitação tem uma parte teórica, com um curso de 8 horas, e a parte prática, que consiste na fiscalização.

::: Confira as últimas notícias do trânsito

A blitz verifica as condições de transporte de produtos químicos, da carga que esteja sendo transportada dividindo espaço com outros produtos, como brinquedos e até gêneros alimentícios, à documentação do motorista.

Continua depois da publicidade

Segundo Gonçalves, a operação desta quinta-feira verificou de 70 a 80 irregularidades nos veículos abordados. Ele explica que como a fiscalização é feita por diversos órgãos, todas as autuações serão agrupadas em um relatório que será publicado no site da Defesa Civil. A mesma operação também ocorreu em Barra Velha, onde foram registradas 85 autuações, e em Itajaí, onde 120 irregularidades foram encontradas.