A bancada do Jardim de Infância está desfalcada na Comissão do Impeachment do Senado. A presença da Polícia Federal no apartamento da senadora Gleisi Hoffmann (PT), e a prisão de seu marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, esvaziaram o debate.

Continua depois da publicidade

A Operação Custo Brasil abateu a Barbie petista.

Acompanhe as publicações de Moacir Pereira

Leia as outras notas de Moacir Pereira da edição do DC desta sexta-feira:

Reforma política

Continua depois da publicidade

Relator do processo envolvendo a disputa na prefeitura de Brusque, o desembargador João Henrique Blasi defendeu a reforma política. Escreveu: “Penso que se deva fixar prazo peremptório para decidir casos de cassação de mandados decorrentes de eleições para a chefia do Executivo, em ordem que a reescolha, sempre que possível pela via hierática do sufrágio populacional, dê-se o mais rapidamente, de modo a estabilizar, evitando sobressaltos, à vida da comuna”.

Aposentados

A resolução do grupo gestor do governo do Estado, que cancelou as promoções entre servidores civis e militares, provocou número expressivo de baixas na administração pública. A instituição mais prejudicada foi a Polícia Militar. Perdeu 90 membros, entre oficiais, suboficiais, cabos e soldados. Pior: a resolução foi revogada dois dias depois.

Vice não!

O deputado João Rodrigues comunicou ontem ao presidente estadual do PSD, deputado Gelson Merisio, que está descartada totalmente a hipótese de sua mulher, Fabiana Rodrigues, ser candidata a vice-prefeita na chapa do prefeito Luciano Buligon (PSB). Rodrigues receberá hoje o título de cidadão honorário de Garuva. Será o 11o.

Cirurgias

A comissão bipartite da Secretaria da Saúde decidiu reiniciar o mutirão de cirurgias eletivas a partir de 1º de julho. Elas estavam suspensas desde o dia 1º de junho. A medida só foi possível, segundo o secretário João Kleinubing, porque o caixa do Tesouro estadual ficou mais leve com o acordo da dívida com a União.

Continua depois da publicidade

A nota

Preso pela polícia estadual na Operação Bola Murcha, o ex-deputado Gilmar Knaesel (PSDB) emitiu nota reiterando que não praticou nenhum ato de improbidade e que foi vítima de arbitrariedade. Classificou sua prisão como “clara afronta ao estado democrático de Direito”.

Energia

Advogado Antônio Brasil Pinto, especialista em direito ambiental, liberou licenças ambientais de duas pequenas centrais hidrelétricas que tiveram as licenças revogadas pela Fundação do Meio Ambiente gaúcha depois de investirem R$ 18 milhões. Aqui em Santa Catarina, existem projetos de 459 PCHs dependendo de licenças da Fatma. As pequenas usinas são mais econômicas, mais sociais e menos poluentes, diz Brasil Pinto.

Curtas

—> O ministro dos Transportes, Maurício Quintela, prometeu ao Fórum Parlamentar transferir R$ 20 milhões do orçamento do DNIT da BR-282 para a BR-285, a Estada da Rocina, no Sul catarinense.

—> Presidente do PTB, Francisco Cochi, celebrou acordo com o PMDB e vai apoiar Gean Loureiro em Florianópolis e Udo Döhler, em Joinville.

Continua depois da publicidade

—> O delegado aposentado da Polícia Federal Ildo Rosa é o pré-candidato do PPS à prefeitura de Florianópolis. Informação do presidente Zebio Correa da Silva.

Leia as últimas notícias do Diário Catarinense