A Operação Enigma foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta sexta-feira, 17 de novembro, com o objetivo de desarticular organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de entorpecentes oriundos do Paraguai e com destino a Curitiba e região metropolitana. Cerca de 200 policiais federais estão cumprindo 67 mandados judiciais nos Estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, sendo 37 mandados de busca e apreensão, 20 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de prisão temporária, todos expedidos pela Justiça Federal em Curitiba. Em SC, a operação cumpriu três mandados de busca e apreensão em São José e quatro em Itapema.

Continua depois da publicidade

Conforme as informações divulgadas pela PF, investigações permitiram identificar grupo criminoso organizado e estruturado de forma a viabilizar a aquisição de entorpecentes no Paraguai e transportá-lo clandestinamente para o país com o objetivo de abastecer, principalmente, a capital paranaense e região metropolitana. Ainda segundo a divulgação, durante as investigações foram feitas várias prisões em flagrante e apreensão de entorpecente negociado pela quadrilha ora investigada.

Os investigadores acreditam que o grupo criminoso é responsável pelo tráfico de cerca de 200 quilos de cocaína e “crack” mensalmente para distribuição em Curitiba e região metropolitana. Aos investigados estão sendo imputados, dentre outros, os crimes de tráfico internacional de entorpecentes, associação para o tráfico, associação criminosa e lavagem de ativos.

Leia notícias da Grande Florianópolis

Continua depois da publicidade