A operação Sistema, deflagrada pela Polícia Civil, cumpre na manhã desta terça-feira (27) 30 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão temporária em cinco cidades de Santa Catarina e duas do Mato Grosso do Sul. O objetivo é apurar a atuação de uma organização criminosa envolvida na distribuição de drogas na Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

A organização também estaria relacionada a roubos em comércios e de veículos na capital para aquisição de drogas no Mato Grosso do Sul.

Aqui no Estado, os mandados são cumpridos em Florianópolis, São José, Biguaçu, Garopaba e Balneário Camboriú. Em Mato Grosso do Sul, são cumpridos em Naviraí e Iguatemi.

As investigações começaram em 2019 e apontaram que o líder da organização, mesmo preso, articulava crimes e ordenava assaltos violentos. Em um deles, um assaltante foi morto pelo proprietário de um estabelecimento comercial em Florianópolis.

Mais de 90 policiais participam da operação, entre Polícia Civil de SC e MS, Polícia Militar e Canil.
– A grande maioria dos seus indivíduos (membros da organização) já estão presos. Os que estavam soltos estão sendo presos nesta operação, em que estão sendo cumpridos mandados de forma simultânea nos dois estados- explicou o delegado Cláudio Monteiro.

Continua depois da publicidade