A prefeitura de Gaspar exonerou nesta quinta-feira (5) dois secretários municipais. As demissões foram do presidente do Samae, Jean Alexandre dos Santos, e do chefe de gabinete, Luis Carlos Spengler Filho. A decisão ocorre um dia após uma operação da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção, que apura indícios de superfaturamento em contratos de roçada na cidade.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Conforme a prefeitura de Gaspar, as exonerações foram de comum acordo entre os envolvidos “até que a situação seja esclarecida”. A nota enviada à imprensa diz ainda que a administração municipal forneceu centenas de documentos e relatórios já requeridos pelas autoridades para esclarecer o assunto. O município também determinou a instauração de uma auditoria interna.
A investigação
A suspeita é que a Ecosystem tenha alterado as medições para lucrar acima do normal em serviços de roçada, capinagem e outros serviços de limpeza urbana. Para André Beckman, ao menos seis servidores envolvidos sabiam da irregularidade, mas permitiram o superfaturamento. Dois deles são ex-secretários de Obras e três eram fiscais de contrato, conforme a investigação.
A Polícia Civil verificou ainda que o serviço, que antes era prestado via Secretaria de Obras, passou a ser fiscalizado no começo deste ano pelo Samae, cujo presidente foi secretário de Obras entre 2017 e o final de 2020. O esquema de superfaturamento teria ocorrido de 2017 a 2023, disse o delegado.
Continua depois da publicidade
Nas buscas nas casas dos suspeitos feitas na quarta-feira (4), os agentes recolheram papeladas e outros materiais que podem comprovar os crimes de organização criminosa, falsificação de documento público e peculato-desvio — quando um funcionário público desvia, em benefício próprio ou de terceiros, um bem, dinheiro ou verba pública que está sob sua posse em razão do cargo.
Não houve prisões e, agora, a investigação continua para que o inquérito seja concluído. O delegado não revelou os valores que teriam sido obtidos com o superfaturamento.
Contraponto
A reportagem tentou contato com Jean Alexandre dos Santos por ligações e mensagens de texto, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. Luis Carlos Spengler Filho disse estar em conversas com advogados e que irá se pronunciar após a reunião. O espaço segue aberto.
Veja fotos da operação
Continua depois da publicidade
Leia mais
Partido de Marçal tem dois candidatos a prefeito em SC e projeta “onda maior que Bolsonaro”
Bope frustra assalto, encontra arsenal e apreende dólares falsos em Blumenau; veja vídeo