A pesca ilegal na região do Rio Itapocu, no Norte de Santa Catarina, provocou uma operação da Polícia Militar Ambiental nesta sexta-feira (28). A ação foi uma resposta das autoridades a série de denúncias sobre a situação nas cidades de Araquari e Barra Velha. Ao todo, os agentes apreenderam cerca de 1,5 mil metros de rede usada na captura irregular de pescados.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
A fiscalização ocorreu desde a foz do Rio Piraí até a foz do Rio Itapocu, incluindo a Lagoa da Cruz e a Lagoa de Barra Velha. Conforme a polícia, foram apreendidas 10 redes de emalhar do tipo feiticeira. Elas estavam instaladas de forma irregular em áreas proibidas, espalhadas por toda a extensão da região vistoriada durante a operação, como mostram as fotos abaixo.
A pesca com uso desse tipo de rede é proibida na Baía da Babitonga, conforme a Instrução Normativa 20/2005, do Ministério do Meio Ambiente, por colocar em risco a preservação ambiental. A polícia reforça a importância da denúncia para combater a atividade ilegal. Os canais para registro dos casos são: o telefone 190 ou o aplicativo PMSC Cidadão.
Veja fotos da operação da polícia ambiental
Continua depois da publicidade
Leia mais
Motociclista escapa da morte em Joinville e publica relato nas redes sociais: “Livramento”
Justiça decreta prisão do deputado Zé Trovão por dívida de pensão alimentícia
Fechado há quase 90 anos, canal em baía de SC terá estudo apresentado em outubro