A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (23), uma operação contra uma organização criminosa suspeita de fraudar serviços com maquinários na Prefeitura de Imbituba, no Sul de Santa Catarina. Foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão, e 10 servidores públicos foram afastados.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Os alvos foram endereços dos envolvidos, tanto das empresas particulares quanto dos funcionários públicos. As investigações iniciaram em 2023.

Homem condenado por estupro da neta é preso no Sul de SC

Essa é a segunda fase da operação “Ourímetro”, que apura fraudes em contratos da Administração Municipal. A ação contou com apoio da Polícia Científica e com a Delegacia da Comarca de Imbituba.

Continua depois da publicidade

Em nota, a prefeitura de Imbituba informou que a investigação em curso apura suposta adulteração em alguém equipamentos e que a administração municipal acompanha o caso desde o ano passado. A nota diz ainda que o prefeito está colaborando com a Polícia Civil fornecendo as informações necessárias, e que a prefeitura não tolera qualquer forma de irregularidade ou desvio de conduta de seus servidores.

Veja a nota na íntegra

Nota à Imprensa: Investigação Policial que apura suposta Fraude em Horímetro de Maquinário

A Prefeitura de Imbituba informa que, nesta quinta-feira (23), foi deflagrada uma operação policial que resultou no cumprimento de 32 mandados de busca e apreensão, além do pedido de afastamento de 10 servidores públicos municipais.

A investigação em curso apura a suposta adulteração de horímetros em alguns maquinários, incluindo tratores, pás niveladoras e caminhões caçamba, com o objetivo de fraudar a execução de serviços prestados ao município.

Continua depois da publicidade

Desde 2023, a administração municipal vem acompanhando atentamente a situação. Sob a liderança do prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior, tem colaborado ativamente com a Polícia Civil, fornecendo todas as informações necessárias para o avanço das investigações.

A Prefeitura reitera que não tolera qualquer forma de irregularidade ou desvio de conduta por parte de seus servidores. Qualquer ação que comprometa a integridade e a transparência da administração pública é totalmente repudiada.

Caso as fraudes sejam comprovadas, os envolvidos serão punidos com o máximo rigor da lei.

A atual administração está comprometida em garantir a transparência e a integridade dos serviços prestados à população e continuará adotando todas as medidas necessárias para evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer, assegurando que todos os atos administrativos sejam conduzidos com ética e responsabilidade.

Agradecemos à compreensão e reforçamos o nosso compromisso com a justiça e a boa governança, sempre desejando o melhor para nosso município e nossos munícipes.

Continua depois da publicidade

Prefeitura Municipal de Imbituba

Entenda o caso

No primeiro semestre de 2023, a Polícia Civil recebeu denúncias anônimas indicando que as empresas contratadas por licitação utilizavam o sistema de contagem de horas trabalhadas de forma adulterada. Isto é, marcava horas a mais do que realmente foi trabalhado.

Morte de menino de 11 anos em Criciúma será investigada pela polícia

As investigações apontaram que a licitação, de 2022, tinha como objetivo a contratação de uma empresa especializada na prestação de serviços de locação de veículos automotores, tipo caminhão, caçamba/basculante e máquinas pesadas. O contrato previa manutenção, operador, combustível e horímetro.

Ao todo, oito empresas foram vencedoras com a destinação total de 25 equipamentos para prestação de serviços à prefeitura de Imbituba. Os valores dos contratos somados passam de R$ 10 milhões.

Segundo a Polícia Civil, diligências preliminares apontaram que os veículos contratados estavam operando com o horímetro adulterado. Dessa forma, eram contadas horas trabalhadas acima das realmente realizadas pela empresa contratada. Assim, o pagamento maior era realizado pela prefeitura.

Continua depois da publicidade

VÍDEO: Carreta é flagrada na contramão na principal avenida de Criciúma

Primeira fase da operação

Em junho de 2023, policiais civis de Imbituba e Garopaba, e a Polícia Científica de Laguna deflagraram a primeira fase da operação. Foram realizados exames periciais nas máquinas com objetivo de comprovar se o sistema de aferição de horas trabalhadas estava adulterado ou não.

Na ocasião, das 15 máquinas que prestavam serviços à prefeitura de Imbituba e foram periciadas, 11 apresentaram adulteração no horímetro. Ainda conforme a Polícia Civil, o motorista teria tentado fraudar a estrutura do horímetro de uma das máquinas no dia da perícia. Um aparelho celular foi apreendido e passou por análise após autorização judicial.

Além disso, as planilhas de horas que a Polícia Civil teve acesso até o momento indicaram que as máquinas trabalhavam todos os dias “praticamente com hora cheia, não respeitando dias chuvosos, feriados ou pausas no trabalho”.

A investigação apontou uma estrutura criminosa formada pelas empresas contratadas e por funcionários públicos que teriam permitido a fraude. O montante do prejuízo para os cofres públicos ainda está em apuração.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Papa concede título de Basílica Menor a santuário de SC pela primeira vez

Com sede em SC, um dos melhores clubes do Brasil completa 100 anos