Uma ação do Ministério Público do Rio Grande do Norte respingou em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, nesta terça-feira (14). O objetivo foi apurar lavagem de dinheiro de pelo menos R$ 23 milhões provenientes do tráfico de drogas. Para isso, o grupo criminosos comprava imóveis, fazendas, bois, abria mercados e até fundava igrejas evangélicas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo WhatsApp
Batizada de Plata, a operação cumpriu sete mandados de prisão e outros 43 de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Norte, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Bahia, Ceará e Paraíba, e ainda no Distrito Federal.
Em Santa Catarina, o mandado foi cumprido em Balneário Camboriú. Detalhes da ação, porém, ainda não foram revelados. Ao todo, participaram nacionalmente 48 promotores de Justiça, 56 servidores e 248 policiais.
As investigações no Rio Grande do Norte começaram em 2019, por conta do tráfico de drogas e associação ao tráfico, além da lavagem de dinheiro. O esquema de lavagem, de acordo com o Ministério Público, já perdura por mais de duas décadas.
Continua depois da publicidade
A Justiça determinou o bloqueio e indisponibilidade de bens até o limite de R$ 23,4 milhões relacionados a 28 contas bancárias dos suspeitos. Houve também a indisponibilidade de veículos e a proibição da venda de rebanhos bovinos.
Por ora, acredita-se que os crimes eram comandados por dois irmãos, um deles pastor no Rio Grande do Norte. A dupla tinha vários ajudantes em outros estados para ocultar e dissimular a origem dos recursos, “investindo” em várias frentes de negócios. Os “laranjas” chegaram a abrir pelo menos sete igrejas no Rio Grande do Norte e São Paulo.
Outra característica marcante identificada é que alguns investigados atuavam como verdadeiros “provedores sociais”, financiando eventos públicos, tentando estabelecer laços políticos e construindo uma imagem de benfeitores sociais, tudo com recursos provenientes de atividades ilícitas.
Todo o material apreendido nesta terça será analisado pelo MP do Rio Grande do Norte para apurar se há envolvimento de outras pessoas nos crimes.
Continua depois da publicidade
Leia mais
A vida de luxo do “braço direito” do Escobar Brasileiro em Balneário Camboriú
SC atinge índice de alerta extremo para radiação ultravioleta, e especialistas orientam cuidados