Uma nova fase da Operação Lesa Pátria, que apura o financiamento dos atos golpistas de 8 de janeiro, cumpriu mandados de busca e apreensão em ao menos 14 cidades de Santa Catarina nesta quinta-feira (30). A Polícia Federal também cumpriu mandados de prisão preventiva, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em Minas Gerais. Os alvos, no entanto, não foram divulgados.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do NSC Total no WhatsApp
Esta é a 22ª fase da operação que tem como objetivo identificar as pessoas que financiaram e fomentaram os atos que ocorreram em Brasília, no Distrito Federal. Na época, o palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF foram invadidos por um grupo de pessoas que vandalizaram imóveis, móveis e objetos das instituições.
Confira o perfil dos 70 catarinenses presos nos ataques golpistas em Brasília
Nesta quinta, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva em Santa Catarina e Minas Gerais. Também foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. O nome dos alvos não foi divulgado, apenas a lista de cidades com o cumprimento dos mandados.
Continua depois da publicidade
A estimativa, segundo a Polícia Federal, é de que o prejuízo chegou a R$ 40 milhões. Entre os crimes estão a abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Veja a lista das cidades
Mandados de busca e apreensão
- Criciúma/SC (2)
- Mafra/SC (1)
- Jaraguá do Sul/SC (1)
- Pomerode/SC (1)
- Brusque/SC (1)
- Gaspar/SC (1)
- Apiúna/ SC (1)
- Rio do Sul/SC (1)
- Armazém/SC (1)
- Caçador/SC (1)
- São José/SC (1)
- Florianópolis/SC (1)
- Garopaba/SC (1)
- Blumenau/SC (1)
- Uberaba/MG (8)
- Conselheiro Pena/MG (1)
- Sacramento (MG) (1)
Mandados de prisão preventiva
- Uberaba/MG (3)
Leia também
Quem são os catarinenses envolvidos nos atos golpistas em Brasília
Duas cidades de SC são alvo de operação da PF contra envolvidos no 8 de janeiro; veja quais