As polícias Federal e Civil fazem operação nesta quarta-feira (4) contra exploração sexual de crianças e adolescentes em pelo menos 14 estados brasileiros, no Distrito Federal e outros seis países. Em Santa Catarina, seis pessoas foram presas em Florianópolis, Joinville e Bandeirante.
Continua depois da publicidade
A operação, batizada como "Luz na Infância", está na sua 5ª fase e cumpre também um mandado de prisão preventiva e outros 13 de busca e apreensão. Cinco deles em Florianópolis, três em Joinville, um em Balneário Camboriú, um em Blumenau, um em Indaial e um no município de Bandeirante. A ação acontece também em Tijucas e Guaramirim.
Durante o cumprimento dos mandados de busca, computadores e materiais suspeitos são submetidos à perícia. Conforme informado pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) de Santa Catarina, a prisão em flagrante acontece após ser identificado conteúdo relacionado à pedofilia.
Outras ordens judiciais são cumpridas nos estados de Amazonas, Amapá, Alagoas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal. A operação acontece também nos Estados Unidos, Paraguai, Chile, Equador, Panamá e El Salvador.
Operação prendeu 546 pessoas desde 2017
A Operação Luz da Infância teve início há três anos e já teve outras quatro fases. Desde então, 546 foram presas, Segundo a Polícia Federal (PF).
Continua depois da publicidade
Na primeira fase da ação, em outubro de 2017, 108 pessoas foram presas e 157 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Na segunda fase, em maio de 2018, 251 pessoas presas e os agentes cumpriram 579 mandados. A terceira fase, em novembro de 2018, resultou na prisão de 46 pessoas no Brasil e na Argentina, além do cumprimento de 110 mandados de busca.
Uma nova fase da operação foi realizada em março deste ano, que terminou com a prisão de 141 pessoas em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Na ocasião, também foram cumpridos 266 mandados de busca e apreensão.