Uma nova fase da operação Lesa Pátria, contra atos golpistas em 8 de janeiro, acontece na manhã desta quinta-feira (17). Em Santa Catarina, a Polícia Federal prendeu o cumpre três mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão — entre os alvos da ação está o pastor Dirlei Paiz, de Blumenau, segundo o portal g1.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do NSC Total no WhatsApp
Ao todo são 10 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão em cinco estados e no Distrito Federal. Além de Santa Catarina, as buscas ocorrem em Goiás, Bahia, Paraíba e Paraná.
O objetivo da investigação é identificar pessoas que participaram da invasão e depredação das sedes dos três poderes: Congresso Nacional, em janeiro, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal. Os alvos desta fase são suspeitos de terem fomentado o movimento que organizou o transporte para as invasões.
Ainda conforme a PF, o grupo utilizava o codinome “Festa da Selma” para se referir aos atos invasores. Os crimes são tratados como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.
Continua depois da publicidade
Leia também
Postos em SC são notificados por alta no preço da gasolina comprada antes do reajuste
Golpe financeiro contra idosos cresce em SC e deixa autoridades em alerta