A Polícia Federal (PF) brasileira participou de uma operação conjunta com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad) e outras forças policiais de combate ao tráfico internacional. Ao longo de 12 dias, foram apreendidas 865 toneladas de maconha, na região da cidade paraguaia de Pedro Juan Cabalero. O balanço foi divulgado neste sábado (21).
Continua depois da publicidade
A chamada Operação Nova aliança I é uma ação da (Senad), que conta com apoio financeiro, de inteligência e logístico da PF. A força-tarefa tem previsão de acontecer a cada três meses, com o objetivo de erradicar plantações de maconha, onde também é comum encontrar grande quantidade da droga já prensada para venda.
Parte da droga foi apreendida e o restante incinerada nos próprios locais onde foi encontrada. Segundo a PF, no ano passado foram apreendidas em todo o Brasil 354 toneladas de maconha, o que representa cerca de 40% de tudo o que foi localizado nesses 12 dias, no Paraguai. Das 865 toneladas encontradas em solo paraguaio, quatro toneladas já estavam prensadas para consumo, mais de 200 toneladas em folhas já picadas, que é uma das fases de preparação da droga, e o restante estava nas plantações.
A Operação Aliança I será retomada na semana que vem, com previsão de término em 30 de abril.
Leia mais notícias no Diário Catarinense
Continua depois da publicidade