Uma operação para combater as ligações irregulares de energia elétrica, conhecidas como “gatos”, foi realizada nesta terça-feira (21) na região do Ervino, em São Francisco do Sul. Celesc e Polícia Militar foram ao local para desligar as conexões clandestinas e alguns moradores fizeram um protesto contra a ação.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A operação teve início na madrugada na região Norte da praia do Ervino. Segundo a Celesc, é a terceira ação realizada pela companhia no local desde 2019. A estimativa é de que aproximadamente 1,5 mil residências estivessem irregulares, de acordo com a empresa.
A companhia informou que a praia do Ervino consome, em média, 9,5 mil kWh por ano, mas apenas 4,1 mil kWh são faturados regularmente, o que representa 55%. Isso é equivalente a um preuízo de R$ 4 milhões por ano para a Celesc e instituições federais, estaduais e municipais, segundo a empresa.
A Celesc informou que a operação visava a regularização da localidade e que a intenção principal é o fornecimento de energia com segurança para todos os moradores.
Continua depois da publicidade
Durante a operação nesta terça-feira, uma manifestação organizada pelos moradores do Ervino bloqueou a estrada de acesso à região. Eles queimaram pneus e fecharam a rodovia em protesto contra a ação de desligamento das ligações elétricas.
As secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Francisco do Sul informaram que estão agendando uma reunião entre os moradores do Ervino, o Ministério Público, a Câmara de Vereadores e a Celesc para buscar uma solução definitiva para esse caso.
A prefeitura de São Francisco do Sul informou que está à disposição dos moradores que queiram regularizar as suas moradias e ligações elétricas.
Leia também:
Defensoria faz recomendação em Joinville sobre regularização de imóveis
Continua depois da publicidade
Norte de SC tem 11 cidades acima da média estadual na vacinação com duas doses contra Covid
Golfinho ameaçado de extinção é salvo de rede de pesca em São Francisco do Sul
Jovem é preso suspeito de estuprar a irmã de 6 anos em Rio Negrinho