A Prefeitura de Bombinhas começou nesta terça-feira a Operação Cidadania, cujo objetivo é a busca de catadores de lixo reciclável que moram nas ruas. A intenção é abordar os indivíduos que exercem a atividade da coleta de material reutilizável para averiguação de cadastramento, e fiscalizar de que forma realizam suas atividades, onde estão vivendo e por que exercem a função – caso existam pessoas que ainda não constam no sistema do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). A Operação acontecerá sempre sem divulgação do dia e do horário em que a fiscalização ocorrerá.
Continua depois da publicidade
A equipe que participa da inspeção é formada por profissionais da Assistência Social, Vigilância Sanitária, Secretaria de Obras, Departamento de Comunicação e Polícia Militar. Além disso, a prefeita Ana Paula da Silva e o vice-prefeito Paulo Henrique Dalago Müller, também participaram da ação e devem integrar permanentemente o grupo de trabalho.
Na primeira atuação da Operação Cidadania, foram realizadas três abordagens. Por fim, três carrinhos foram apreendidos, um morador de rua aceitou voltar para sua cidade natal no Estado do Maranhão, e outro foi orientado pela equipe a passar por tratamento médico.
De acordo com a prefeita Ana Paula, poucas pessoas exercem, atualmente, a atividade de forma irregular no município.
Continua depois da publicidade
– Em sua maioria são pessoas que precisam de ajuda, pelas condições de vida tomam algumas atitudes exacerbadas, mas não são de natureza violenta. Estamos fazendo a nossa parte, realizando o acolhimento, na expectativa de retirá-los das ruas – finalizou.