A Operação Carnaval 2014 começou oficialmente segunda-feira, mas é nesta sexta que será intensificada a fiscalização de veículos nas rodovias federais e estaduais de todo o Brasil. Em Santa Catarina, o efetivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) trabalha com escala extra nos próximos dias.
Continua depois da publicidade
No Vale e Alto Vale do Itajaí, segundo o Chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da 4ª Delegacia da PRF, Antonio Carlos Stanislau Afonso Cunha, haverá incremento de 30% no número de policiais. No Litoral este aumento será de 300% e, em Itajaí e Itapema, de 100%. Em todo o Estado serão cerca de 500 policiais nas estradas.
Na manhã desta sexta, de acordo com a PRF de Blumenau, o movimento é moderado na BR-470: há alguns pontos de de congestionamento nos cruzamentos, principalmente na região do Viaduto da Mafisa e em locais próximos a lombadas, mas o trânsito deve ser intenso somente após as 18h.
PRF pede respeito à velocidade permitida
Continua depois da publicidade
De acordo com o policial Rafael Melati, nos próximos dias os veículos serão monitorados por radares e, por isso, devem respeitar o limite de velocidade permitido no asfalto.
– Nossa recomendação é que eles prestem atenção aos detalhes que fazem a diferença, como distância de segurança e manutenção preventiva do carro. Também recomendamos que evitem a ultrapassagem, já que o fluxo de veículos no Carnaval é mais intenso e os motoristas costumam estar mais distraídos – explica.
Em 2013, segundo a agente de polícia Maíta Berti, A PRF registrou 396 ocorrências nas estradas durante a Operação Carnaval. Ao todo, 191 pessoas ficaram feridas e sete morreram.
Continua depois da publicidade