Um recém-nascido de apenas dois dias foi transportado emergencialmente do Hospital São Francisco, em Concórdia, para o Hospital Infantil Seara do Bem, em Lages. A operação foi realizada em conjunto pela Polícia Militar com a equipe médica do serviço aeromédico do Samu, no sábado (21).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Segundo a equipe de transporte, o bebê apresentava um quadro grave de insuficiência respiratória e atresia esofágica (malformação congênita que pode causar dificuldade de engolir, engasgos, inchaço abdominal e dificuldades respiratórias, entre outros sintomas) necessitando de cuidados médicos constantes e um transporte rápido. Uma viagem terrestre levaria cerca de quatro horas, tempo que poderia comprometer a sobrevivência do bebê.
Em Joaçaba, Hospital São Miguel realiza primeira cirurgia de alta complexidade pelo SUS
Para garantir que ele chegasse a Lages de forma segura e rápida, as equipes montaram uma operação de urgência. Utilizando a aeronave Águia 01, o trajeto foi concluído em aproximadamente uma hora.
Continua depois da publicidade
Durante todo o percurso, o bebê foi monitorado por equipes médicas que garantiram sua estabilidade até a chegada ao hospital.
Leia mais
Caçadores armados que perseguiram cachorro-do-mato são presos na Serra de SC
Operação “Estação Inverno” reduz roubos em 18% na Serra catarinense