A ópera ‘As Bodas de Fígaro’, que será apresentada por alunos e professores do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), na próxima sexta-feira (28), em Jaraguá do Sul, está sendo produzida com materiais recicláveis, reaproveitando mais de 500 quilos de material.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Todos os produtos usados foram doados por sete empresas da cidade do Norte de SC, e possuem um leque de origens. As perucas dos cantores, por exemplo, são feitas de feltro reutilizado e canos de PVC usados para expôr mercadorias em mercados. 

A ideia de usar materiais recicláveis foi do figurinista do Femusc, Márcio Paloschi. Ele explica que faz pesquisas de esgotamento dos materiais, e assim consegue estudar os materiais e imaginar formas de utilizá-los nos figurinos.

> Femusc tem programação com mais de 60 apresentações gratuitas em Jaraguá do Sul

Continua depois da publicidade

Além da reciclagem, Márcio trabalha com outra técnica semelhante, chamada de upcycling. Ela, ao invés de usar materiais que normalmente seriam considerados lixo, trabalha com itens que simplesmente não seriam mais usados. No caso de As Bodas de Fígaro, as saias de espetáculos anteriores se tornaram capas de vestidos das novas personagens.

– Essa cadeia de ressignificação e de reaproveitamento é fundamental para o meio ambiente e aplico desde que sou jovem, quando participava de congressos de educação ecológica – relembra Paloschi.

> Morre Yara Fischer, uma das fundadoras da Scar de Jaraguá do Sul

E o material reciclado não encontra seu fim junto com o do espetáculo. Parte do que for usado será repassado para uma escola de samba do Rio Janeiro e para uma ONG de Jaraguá do Sul que produz enxovais para crianças.

– A economia circular não para por aqui – finaliza o profissional.

Leia também:

Conheça os benefícios da música para o desenvolvimento infantil

Relembre os últimos shows de Elza Soares em Santa Catarina

Elza Soares fez show em Joinville na década de 1970 para trabalhadores da Tupy

Morre, aos 74 anos, o cantor e compositor Meat Loaf