Quatro cenários, 200 pessoas envolvidas, 400 figurinos e mais de 3 mil ingressos à venda. É dessa forma que se pode traduzir em números a nova montagem catarinense de uma das óperas mais conhecidas do mundo.
Continua depois da publicidade
Carmen, de Georges Bizet, fica em cartaz de quinta-feira a domingo no Teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Os bilhetes para as quatro apresentaçãoes já estão praticamente esgotados.
:: Confira trecho do ensaio geral da ópera Carmen:
Esta é a primeira vez que a Cia Ópera Santa Catarina monta o espetáculo, que já foi encenado pela equipe da Pro-Musica. Na peça, totalmente cantada, orquestra e coro se juntam ao grupo de quatro solistas por noite – para não cansar a voz, parte do grupo que se apresenta na quinta-feira só volta ao palco no sábado; o de sexta encerra as apresentações no domingo.
– Esta montagem está planejada há três anos, mas em 2011 não foi possível montar por conta da questão da captação de recursos. Não é que a ópera seja cara, ela tem o custo necessário. Mas o orçamento é muito maior do que um espetáculo teatral comum – destaca o diretor cênico do espetáculo, Antonio Cunha.
Continua depois da publicidade
Desta vez o projeto conseguiu o apoio de empresas catarinenses e nacionais por meio da Lei Rouanet. Sem modificações em relação ao original do compositor francês, que estreou em Paris em 1875, Carmen tem aproximadamente três horas de duração e é dividida em quatro atos, com intervalos de 10 minutos entre um e outro.
Além dos protagonistas, que na ópera são chamados de solistas, a montagem conta com coro adulto e infantil, orquestra – Camerata Florianópolis e músicos adicionais – e duas bailarinas de flamenco.
Sinopse
Em Sevilha, a cigana Carmen usa seus talentos de dança e canto para enfeitiçar homens por onde passa, seduzindo-os. Um deles é o honesto cabo do exército Don José, que acaba preso por sua causa. Posteriormente ele revela seu amor pela cigana, enquanto sua noiva Micaëla tenta resgatá-lo da vida destrutiva que o jovem terá ao lado de Carmen.
Principais solistas de quinta-feira e sábado
Adriana Clis (mezzo-soprano) – Carmen
Richard Bauer (tenor) – D. José
Sebastião Teixeira (barítono) – Escamillo
Masami Ganev (soprano) – Micaëla
Principais solistas de sexta-feira e domingo
Luciana Bueno (mezzo-soprano) – Carmen
Fernando Portari (tenor) – D. José
Sebastião Teixeira (barítono) – Escamillo
Claudia Ondrusek (soprano) – Micaëla
Agende-se
O quê: ópera Carmen
Quando: quinta, sexta e sábado às 20h; domingo às 19h
Onde: Teatro Ademir Rosa no Centro Integrado de Cultura (Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis)
Continua depois da publicidade
Quanto: R$ 50 e R$ 25 (meia) À venda nas bilheterias do CIC e do TAC, Camerata Florianópolis e pelo site Blueticket