Acessórios tecnológicos que podem ser usados no corpo, chamados de wearable, são os queridinhos do público – e das empresas – que participam do Mobile World Congress 2014, em Barcelona, na Espanha. Embora não sejam absoluta novidade, o que chama atenção é sua multiplicação. Pesquisas indicam que o mercado global desses produtos, principalmente aqueles voltados para saúde e condicionamento físico, poderá chegar a 170 milhões de aparelhos em 2017 – número jamais imaginado no início de 2013, quando a tendência foi acentuada pelo Google Glass, que ainda não está no mercado.

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Braceletes coloridos

Foto: Juliana Jaeger

A atração da Sony são as novas SmartBands. A linha de pulseiras inteligentes (foto acima) será lançada oficialmente em março, mas já chama a atenção pela quantidade de cores e opções. O gadget se conecta com dispositivos Android e promete registrar atividades físicas, acompanhar rotinas e ciclo de sono, além de calcular o gasto calórico diário.

A pulseira ainda informa sobre ligações e mensagens recebidas e notificações em redes sociais. Não há preço definido, mas especula-se que chegue ao mercado custando 99 euros (R$ 317). Outra opção do mesmo tipo de produto, que mostra que tamanho – da empresa – não é documento, é a Flex da Fitbit, uma startup de San Francisco, nos EUA.

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Pulso conectado

Foto: Lluis Gene, AFP

A Samsung mostrou seus novos relógios inteligentes Gear 2 (foto acima) e Gear 2 Neo. A principal novidade é que não utilizam o sistema operacional Android, mas o Tizen, da própria Samsung. Há ainda o Gear Fit, mistura de smartwatch com monitor de atividade física. A nova geração da Sony ganhou uma aplicação extra, a Garmin Xperia Edition, para consulta de percursos a pé.

A bateria dura quatro dias, segundo a fabricante. A finlandesa Creoir apresentou o Ibis, com apelo à elegância e ao público feminino. A chinesa Huawei investiu em seu primeiro smartwatch, TalkBand B1, mais fino que os concorrentes, também com funcionalidades de apoio à atividade física.

Para não perder

Foto: Josep Lago, AFP

Parece supérfluo, mas esquecidos e distraídos podem ser socorridos pelas etiquetas eletrônicas mostradas pela Nokia. Os quadradinhos coloridos (foto acima) ficam pendurados em malas, bolsas e carteiras e, conectados ao celular por um aplicativo, avisam se o dono os esquece em algum lugar.

Se o distraído proprietário não ouvir o alerta, o app auxilia na localização do aparelho perdido com a ajuda de um mapa. É uma espécie de acessório do acessório, mas reforça a tendência dos wearable.

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