Às 14h18min de sexta-feira, quando coloquei fones de ouvido para começar a redigir esta carta falando da excepcional audiência do site do DC nas últimas semanas, resolvi não fazer isso. Porque olhei em volta, na Redação, e contei, de uma vez, 11 sorrisos.

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Onze jornalistas sorrindo, espalhados num ambiente que, àquela hora, tinha pouco mais de 50 pessoas, são 20%. Um a cada cinco, enquanto trabalhavam, sorriam. Não por que trabalhavam. Nem porque o ambiente em que trabalham tenha algo especial.

Como este é o primeiro Diário da Redação de dezembro, o mês mais emotivo do ano – pelo Natal, por ser época de balanços e até pelas campanhas na TV (como a nossa, Vida, que vem por aí) -, quis falar dos 11 sorrisos. Não denotam felicidade, necessariamente. Mas, ao percebê-los, lembrei de quando o vice-presidente de Gestão e Pessoas do Grupo RBS, Deli Matsuo, veio à Redação. Em uma conversa franca, ressaltou a busca pela felicidade no trabalho quase como um mantra e emocionou os colaboradores que se aglomeraram para ouvi-lo.

Todo mundo quer ser feliz. Mas quando o chefe de RH diz se esforçar para que você seja, o sentimento ganha outra dimensão. Finalmente, com os fones de ouvido, impactado pelos 11 sorrisos que contei de uma só vez e lembrando da mensagem de que a felicidade é fundamental numa organização, percebi a bancada onde ficam as telefonistas Itamara e Luciana repleta de panetones.

Dúzias iam sendo distribuídas aos jornalistas. Não sei quem enviou – não recebi um -, mas são mimos típicos de fim de ano. Poderiam questionar interesses por trás de agrados do tipo, mas panetones não são extravagâncias – são só panetones, como sorrisos são sorrisos – e dúzias deles ajudam a enfeitar a Redação e a criar a atmosfera de dezembro, tempo de olhar para trás e ver o que fizemos. Não foi pouco. Tenho certeza que essa Redação que quer ser feliz fez muita gente feliz fora dela.

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Para ficar apenas nos produtos digitais, lançamos um novo site, levamos o melhor do jornalismo catarinense aos tablets e smartphones e do início do ano até sexta tínhamos garantido cerca de 105 milhões de visualizações de páginas no diario.com.br, com sucessivos recordes mensais de audiência. Nos próximos dias, lançaremos uma nova central de vídeos, mais simples e funcional, criaremos um conselho de internautas, formado por leitores, e estrearemos um site especial para a cobertura de verão.

É uma Redação com altos e baixos, que alterna momentos de maior e menor tensão, acertos e erros, alegrias e tristezas. Mas que sorri muito mais do que percebe.