A Cia. Jovem, grupo de bailarinos da Escola do Teatro do Bolshoi, se renova em 2013. Onze bailarinos recém formados nos cursos de balé clássico e dança contemporânea foram contratados para compor o time semi-profissional da instituição, junto a outros oito nomes que já trabalham na companhia. A lista de novos membros conta com jovens de 17 a 21 anos, dos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba, Piauí e Mato Grosso.
Continua depois da publicidade
Na maioria dos casos, a oportunidade oferecida pela escola é a primeira assinatura na carteira de trabalho dos bailarinos formados em Joinville. O mais velho do grupo de recém contratados, Valdenir Costa de Oliveira, de Rondonópolis (MT), integra a AMA Cia. de Dança, companhia joinvilense de dança contemporânea, mas ainda não havia oficializado o ingresso ao mercado de trabalho.
– Tirei um peso das costas. Estava muito ansioso pelo resultado da Cia. Jovem – desabafa o bailarino.
Valdenir acredita que a aprovação é um reconhecimento pela trajetória na escola. Ele ingressou nas aulas há três anos e, apesar de já possuir base de clássico, teve o primeiro contato com o contemporâneo na mudança para Joinville.
– Para mim o contrato na Cia. Jovem é uma vitória, principalmente porque saí do meu estado sem patrocínio algum – revela.
Continua depois da publicidade
Entre os dois catarinenses selecionados, está o joinvilense Willian Wagner, de 18 anos, que entrou para o Bolshoi aos nove anos por meio de peneiras em escolas públicas, e não precisará sair da cidade tão cedo.
– O ingresso na companhia era o meu objetivo, mas para mim foi uma surpresa – afirma.
Davi Lopes, 18 anos, é o único contratado formado apenas em dança contemporânea. O carioca chegou a mandar currículo para outras companhias e foi chamado para dois estágios, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, mas prefere passar primeiro pela experiência da Cia. Jovem.
– A oportunidade é uma forma de ser prestigiado pela escola. É levado muito em conta a passagem do aluno pela escola – diz.
Edgar Oliveira, Guilherme Juino, Isaías Estevam, Luan Batista, Carolina Sches, Caroline Machado, Clara Kubik e Paula Damiani são os outros contratados que passam a trabalhar com os veteranos Amanda Gomes, Diego da Cunha, Karine de Matos, Lucas Axel, Marcos Vinícius, Rafaela Morel, Thaís Diógenes e Vinícius Veiga. Os novos membros começam a atuar em fevereiro de 2013 e serão efetivados como funcionários do Instituto Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
Continua depois da publicidade
A Cia. Jovem foi criada em 2008 e apresenta espetáculos por todo o Brasil. Neste ano, foram 29 apresentações e 21 mil espectadores. Atualmente, o russo Dmitry Rykhlov é o professor e ensaísta do grupo, mas ao longo do ano outros coreógrafos são convidados a contribuir com o trabalho da Cia. Jovem, que trabalha com coreografias clássicas e contemporâneas.