O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) atribuiu o apagão que atingiu pelo menos oito Estados no fim da tarde de sábado a um problema de interligação no sistema integrado de energia.
Continua depois da publicidade
Além do Rio Grande do Sul, foram afetados Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia e Acre.
No Rio Grande do Sul, cerca de 750 mil clientes ficaram sem luz, por aproximadamente 20 minutos, entre 17h55min e 18h20min. Ficaram sem abastecimento quase 250 mil pontos na área da AES Sul, 300 mil clientes na da RGE e 200 mil pontos na da CEEE. As regiões mais afetadas foram o Centro e a Fronteira.
Em Santa Catarina, a Celesc, responsável pela distribuição em mais de 90% do território do Estado, informou que as regiões mais atingidas pelo Apagão foram o Vale do Itajaí e o Norte, mas não soube informar quantos clientes foram afetados. Algumas residências dos municípios do oeste e do sudeste do Estado, incluindo a Grande Florianópolis, também ficaram sem luz. Mais de dois milhões de pessoas ficaram sem luz nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que teve restabelecimento de energia concluído somente após quatro horas.
Segundo o ONS, a falha no sistema integrado de energia foi detectada às 17h43min e acionou um sistema de segurança que reduziu o fornecimento de energia para as distribuidoras. Com isso, cada empresa teve de reduzir a carga, fazendo cortes seletivos de abastecimento para evitar que todo o sistema fosse desligado. O ONS descartou excesso de consumo, uma vez que sábados são dias de menor demanda.
Continua depois da publicidade
O órgão informou que terá uma reunião com o Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) esta semana para debater a falha, antes de divulgar um comunicado oficial sobre o apagão.