Os ônibus do transporte coletivo de Joinville voltaram a circular na manhã desta segunda-feira (8), mas houve pouca movimentação nos terminais da cidade. Segundo as empresas responsáveis pelo serviço, durante a manhã nenhuma linha atingiu os 60% de ocupação permitidos nas regras de segurança para evitar a propagação do coronavírus. Na terça-feira será divulgado um balanço do primeiro dia de retomada dos ônibus no município.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus
Ao meio-dia, a equipe do Jornal do Almoço, da NSC TV, circulou pelos terminais do Centro e Guanabara. A movimentação era baixa, com poucas pessoas dentro dos ônibus e no terminal. A equipe do AN também esteve no terminal Sul por volta das 14h45, quando também havia poucas pessoas nas plataformas. Na entrada, todos os usuários tinham a temperatura medida e eram questionados se desejavam retirar máscaras gratuitamente.
Houve redução de horários nas linhas de ônibus, mas haverá veículos extras para que nenhuma linha ultrapasse os 60% de ocupação, de acordo com as empresas de transporte. Como medidas de segurança, os ônibus serão higienizados três vezes ao dia. De manhã e no fim do dia o processo acontece nas garagens. Durante o dia será realizado em local próximo a cada terminal.
O primeiro dia de retorno do transporte coletivo ainda teve o registro de acidente envolvendo um ônibus. Segundo as empresas responsáveis pelo serviço, um Pajero cortou a frente de um ônibus da linha Centro-Tupy na esquina das ruas Abdon Batista e Itajaí por volta das 7h30. O coletivo estava em operação, mas não havia nenhum passageiro dentro do ônibus. Ninguém ficou ferido no acidente.
Continua depois da publicidade
Regras para circulação dos ônibus
A volta do transporte coletivo foi permitida pelo município mediante medidas de restrição para evitar o contágio do coronavírus. Entre elas, está a obrigatoriedade dos ônibus operarem com as janelas abertas e da utilização de máscaras por todos os passageiros, motoristas e profissionais que atendem ao público.
Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos não podem usar o transporte coletivo enquanto durar a pandemia e também não há venda de passagem embarcada. Os passageiros deverão adquirir os cartões antecipados.
Os terminais de ônibus têm faixas para garantir o distanciamento entre pessoas, além de cartazes explicando como fazer a higienização das mãos, utilização de álcool em gel e máscaras. Os banheiros contam com sabonoete líquido e toalha de papel e os ônibus e terminais terão álcool em gel disponíveis para os usuários.