Os ônibus voltaram a circular em Chapecó na manhã desta segunda-feira (22). Duas semanas após o decreto do Governo do Estado liberar o retorno do transporte coletivo, a cidade retomou o serviço. A semana será em “modo experimental”, segundo entrevista do prefeito Luciano Buligon ao Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV.

Continua depois da publicidade

– Chegou a hora de colocarmos nosso transporte coletivo em modo experimental. Passei de manhã pelo temirnal, em alguns pontos, e as pessoas estão respeitando. É um momento que precisamos principalmente da conscientização. As pessoas precisam tomar consciência de que suas atitudes vão nos dar o ritmo do avanço, ou não, dessa pandemia – explicou.

Os primeiros dias serão para avaliar o comportamento do usuário e também do próprio coronavírus na cidade, com o acompanhemento dos dados da doença. O transporte retorna a lotação permitida de 50% em cada veículo, obrigatoriedade do uso de máscara, bancos interditados no Terminal João Destri, para evitar que as pessoas se aglomerem, além da oferta de álcool em gel para os usuários do transporte.

Na entrevista, o prefeito disse que os números da semana é que irão dizer se houve evolução, ou não, da colaboração coletiva. Ele disse que não há nenhum problema em voltar atrás nas medidas restritivas se houver casos de aglomeração ou descumprimento das normas do transporte coletivo. Na quinta-feira (25) à noite, um grupo irá avaliar como foram os primeiros dias de retomada do serviço.

Nos últimos dias, a ocupação dos leitos de UTI com infectados pela Covid-19 tem oscilado entre 37% a 40%. Nos leitos de enfermaria, a ocupação não ultrapassa 20%, segundo o prefeito. Os número são positivos na avaliação dele, e são um termômetro que ajuda a definir as atitudes a serem tomadas pela administração municipal.

Continua depois da publicidade

Testagem em massa

Nos últimos dias, a agroindústria da cidade realizou testagem em massa. Conforme os números que deverão ser oficializados nesta segunda, 25% dos testados em um desses locais apontou positivo para coronavírus, segundo o prefeito.