A retomada do transporte coletivo intermunicipal da Grande Florianópolis deve ocorrer no dia 17 de junho, quando os ônibus exclusivos da cidade também voltam a circular. O protocolo de segurança sanitária deve seguir a definição da Capital, que impõe medidas mais restritivas do que as previstas pelo Governo do Estado. As informações foram confirmadas pelo prefeito Gean Loureiro (DEM) em entrevista à CBN Diário nesta quarta-feira (3).
Continua depois da publicidade
— Segue as mesmas regras que serão estabelecidas em Florianópolis. Para entrar qualquer ônibus na cidade, a autoridade sanitária é o município. O protocolo será o mesmo adotado para os ônibus urbanos da Capital. Não seri justo cobrar um comportamento das empresas daqui e as outras não cumprirem. Vamos autorizar também a partir do dia 17, desde que sigam todos os protocolos de segurança — garante Loureiro.
Ouça a entrevista com o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro:
Sem o registro de mortes relacionadas ao coronavírus há um mês na cidade, a prefeitura de Florianópolis aposta nas medidas de segurança para viabilizar, em fase de testes, a retomada dos serviços de transporte coletivo. Além de limitar a capacidade de ocupação dos ônibus e exigir o uso de máscaras, a municipalidade irá identificar os passageiros. Um sistema de QR Code será utilizado para monitorar a circulação de pessoas e buscar contactantes de eventuais casos confirmados da covid-19.
— A responsabilidade pelo transporte intermunicipal é do Governo do Estado. Estamos notificando as empresas das exigências que a prefeitura vai fazer e comunicando os prefeitos da região sobre as normas estabelecidas. Florianópolis trabalha com exigências mais rigorosas. Nosso objetivo é garantir a saúde de todas as pessoas. Graças a estes critérios temos indicadores que demonstram que neste momento temos controle do contágio — acredita o prefeito de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
O transporte coletivo municipal e intermunicipal foi paralisado em Santa Catarina após o início da transmissão comunitária do coronavírus no território estadual. A partir da próxima segunda-feira, 8 de junho, o Governo do Estado permite que os municípios optem pela decisão de reiniciar o serviço. Cidades como Palhoça, Joinville e Lages já anunciaram o retorno da circulação dos ônibus a partir do primeiro dia de autorização.